Caso você não saiba, o PPP Eletrônico passou a ser obrigatório a partir de 01/01/2023.
Porém, isso somente é válido para as atividades especiais exercidas a partir de 01/01/2023.
Então, significa que o PPP físico ainda vai ser aceito para as atividades anteriores a 01/01/2023.
Além disso, o documento pode ser emitido para todos os tipos de trabalhadores, e não somente para quem trabalha exposto a agentes nocivos ou perigosos.
Assim, o PPP pode servir para a comprovação do nexo causal em casos de Benefícios por Incapacidade, principalmente na modalidade acidentária.
Neste tópico, portanto, vou orientá-lo com um passo a passo de como emitir seu PPP Eletrônico através do site do Meu INSS.
1º passo: acesse o site do Meu INSS
A primeira coisa a ser feita é acessar o site do Meu INSS.
Ao entrar no site do Instituto, você irá se deparar com a tela abaixo:
Nesta tela, você deve clicar no botão “Entrar com gov.br” e, na sequência, fazer seu login no sistema.
2º passo: procure o serviço do PPP Eletrônico
Pronto!
Agora que você já está logado no sistema do Meu INSS, vai aparecer uma tela parecida com a tela abaixo:
No retângulo praticamente em branco, assim como aparece na imagem acima, você deve digitar “PPP eletrônico” onde está escrito “Do que você precisa”:
Feito isso, você deve clicar em “PPP Eletrônico – Perfil Profissiográfico Previdenciário”.
3º passo: verifique seus vínculos de trabalho e baixe o PPP Eletrônico
Agora que você já clicou no serviço de PPP Eletrônico, abrirá uma nova tela:
Conforme você deve ter notado, todos os seus vínculos estarão disponíveis nessa página.
No exemplo acima, há somente um vínculo.
Para baixar seu PPP Eletrônico, clique no ícone da folha azul com o “PDF”.
Após esse clique, será baixado um documento com o seu PPP Eletrônico.
O seu PPP será praticamente nos moldes do documento abaixo. Veja:
É importante destacar, ainda, que dependendo do seu tipo de trabalho, pode aparecer a seguinte imagem:
Não se preocupe, pois, nesta situação, é bem provável que não haja uma especialidade no seu trabalho.
Lembre-se: a emissão do PPP de forma eletrônica tornou-se obrigatória somente para os períodos trabalhados a partir de 01/01/2023.
OBS: Caso você tenha curiosidade sobre algum assunto relacionado a Saúde e Segurança do Trabalho, envie um email para contato@expertisasaude.com.br que iremos respondê-lo prontamente!