Clique nas imagens para ampliar
Cuide da segurança do seu ambiente de trabalho com aso segurança do trabalho
Você sabia que a qualidade de vida no trabalho está diretamente relacionada à segurança do ambiente em que as atividades são realizadas?
A falta de medidas preventivas pode acarretar em acidentes e doenças ocupacionais, afetando não apenas os trabalhadores, mas também a produtividade e rentabilidade da empresa.
Por isso, é essencial que as empresas invistam em um Programa de Prevenção de Riscos Ambientais, conhecido como aso segurança do trabalho, para garantir a saúde e bem-estar dos seus colaboradores.
Conheça mais sobre o aso segurança do trabalho
O aso segurança do trabalho é um documento que comprova que o empregado está apto para exercer suas funções ou indica quais restrições devem ser consideradas para sua atividade.
Ele é composto por uma série de exames médicos obrigatórios, de acordo com a função desempenhada pelo trabalhador.
Além disso, o aso segurança do trabalho também inclui a realização de uma série de ações, como treinamentos, palestras e outras medidas que visam conscientizar os funcionários sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho e a importância de se prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
Vantagens do aso segurança do trabalho
A implementação do aso segurança do trabalho traz diversas vantagens para as empresas, como a redução de acidentes de trabalho, afastamentos e afastamentos, levando a uma melhora na produtividade e qualidade dos serviços prestados.
Além disso, o cumprimento das normas de segurança do trabalho também evita possíveis processos trabalhistas.
Outra vantagem do aso segurança do trabalho é o bem-estar dos colaboradores, que se sentem mais seguros e motivados em um ambiente de trabalho onde as suas saúde é valorizada.
Isso também reflete na retenção de talentos e na atração de novos profissionais para a empresa.
Funcionalidade e aplicabilidade do aso segurança do trabalho
O aso segurança do trabalho é obrigatório em todas as empresas que possuem funcionários, independente do porte ou segmento.
Ele é uma medida preventiva que está prevista nas normas regulamentadoras (NRs) do Ministério do Trabalho e Emprego, e também é exigido pelos órgãos fiscalizadores, como o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPT).
Para garantir a eficácia do ASO, é fundamental contar com uma empresa especializada em saúde e segurança do trabalho, como a Expertisa Saúde.
Nós oferecemos serviços de qualidade e uma equipe de profissionais qualificados para atender às necessidades específicas de cada cliente.
Recomendações importantes
>Para manter a segurança do ambiente de trabalho, além da implementação do ASO, é importante seguir algumas recomendações básicas, como: fornecer equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados para cada função, manter o ambiente limpo, organizado e sinalizado, oferecer treinamentos periódicos e promover a conscientização dos colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.
Com essas medidas, sua empresa estará investindo em um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e produtivo, garantindo a satisfação e bem-estar dos seus funcionários e o sucesso do seu negócio.
Entre em contato com a Expertisa Saúde e solicite uma cotação para o aso segurança do trabalho agora mesmo!